Casarão Fundação Senhor dos Passos

O casarão foi construído para servir de “Asilo para Lázaros”, numa época em que a lepra tornara-se frequente e a nova concepção higienista de saúde obrigava a uma remodelação dos espaços públicos.

Foto Casarão Fundação Senhor dos Passos

O belo casarão construído em 1850 abriga a sede da Fundação Senhor dos Passos, que tem como uma de suas principais atribuições, proteger o patrimônio histórico, artístico, cultural, natural e religioso da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e do Imperial Hospital de Caridade (IHC). É neste espaço que será instalado o primeiro Museu Fármaco Hospitalar de Santa Catarina, que teve sua criação formalizada em assembleia geral da Fundação, no dia 25 de outubro, data em que a entidade completou 17 anos.

A criação de locais para isolamento de doentes passou aser vista como indispensável à saúde das comunidades urbanas.

Além de leprosário, o local já foi usado para realizar procedimentos cirúrgicos, como enfermaria, lavanderia, dormitório das moças/enfermeiras e creche para atender as famílias que trabalhavam no hospital. Passou por diversas reformas e até ampliações que o modificaram, para adequá-lo às necessidades do momento.

Atualmente, o prédio passa por reformas, seguindo o projeto arquitetônico assinado pela Ornato Arquitetura e aprovado pelo SEPHAN/IPUF em abril de 2014 - que prevê a recuperação das alvenarias externas, novas telhas, passeios externos, um novo sistema de drenagem, criação de áreas de convivência no jardim, paisagismo e nova iluminação.